Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Piriquitos

Os periquitos são uma ave dócil quando muita convivência com o dono ou criado a mão e resulta porque eu proprio o fiz.


Os periquitos são pássaros que se adaptam com facilidade a qualquer meio; o seu habitat natural são as terras áridas e geralmente inóspitas da Austrália. A criação destas aves é fácil, visto serem pouco exigentes em termos de alimentação, mesmo durante o período de reprodução. Ao contrário do que sucede com muitos outros membros da família dos Psitacídeos, estas aves não são barulhentas, não deixando, porém, de ser capazes de reproduzir os sons da voz humana. A sua boa disposição e docilidade natural despertam o carinho das pessoas de todas as idades. Embora possam infligir uma bicada dolorosa se forem manuseados sem o devido cuidado, os periquitos podem ser facilmente chamados à atenção sempre que for necessário e não constituem perigo para as crianças. Além disso, e ao contrário do que sucede com alguns periquitos da Austrália, adaptam-se bem à vida numa gaiola e podem viver oito anos ou mais.

Outros nomes:
Periquito-comum
Periquito-australiano
Nome científico: Melopsittacus undulatus
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Melopsittacus
Espécie: M. undulatus
Origem:
Ave natural da Austrália, está para os australianos como os Pardais estão para os europeus, podendo ser encontrado com muita facilidade em qualquer cidade ou vila deste país.
Curiosamente, a cor destas aves na Natureza é apenas o verde.
Hábitos:
Vivem em bandos de muitos animais, por isso, é uma excelente ave para ter em viveiro comunitário.
Extremamente brincalhões e tagarelas, fazem barulho para chamar a atenção, seja piando, seja batendo com algum dos seus brinquedos.
Dimorfismo sexual:
Para distinguir o macho da fêmea, basta olhar para a coloração da zona das narinas, que nos machos é azul, e nas fêmeas, vai de uns tons de cor de rosa até a um castanho.
A gaiola:
A vantagem dos Periquitos é não necessitarem de gaiolas que ocupem muito espaço, já que a sua dimensão pode ser de 16 cm.
No caso de a ave se encontre aconpanhada de parceiro deve ser um pouco maior, ou quiser reproduzir
Como muitas outras aves, o Periquito gosta de tomar banho, principalmente durante o Verão, por isso coloque na gaiola uma banheira com água limpa e fresca, para que ele o possa fazer.
Reprodução:
A criação destas aves também é relativamente simples, uma vez que basta ter um macho de qualquer idade junto de uma fêmea jovem, para a criação poder concretizar-se com sucesso. Assim, se pretender fazer criação, no início da Primavera coloque uma caixa-ninho na gaiola.
Alimentação:
Quanto à alimentação, é muito fácil de adquirir, já com as sementes e vitaminas necessárias misturadas, e pode ser adquirido numa loja que venda productos para animais.
Esperança de vida:
O tempo médio de vida de um Periquito ronda os 10 anos.

Instalações

Eis as minhas pequenas instalações que continuam em melhoramentos e tenciono aumentar. Pode se ver o meu maior viveiro que é onde crio Piriquitos, Rolas diamante, pardais de java, Mandarins e tambem tenho alguns verdelhões e bicos de lacre.





Este é o meu novo viveiro que estou a trabalhar ja habitam lá um casal de roseicollis e outro de caturras.



Tambem tenho três tartarugas duas fêmeas e um macho duas mais pequenas com o mesmo tamanho e idade e outra grande;
mais um casal de peixes vermelhos reprodutores.


Tenho muitos mais animais; cães, gatos, porcos da india a reproduzir...